D.R.
A exposição «O Presente: Uma Dimensão Infinita» reúne a partir de ontem no Museu Berardo cerca de trezentas fotografias da colecção BESart do Banco Espírito Santo, iniciada há quatro anos, e pela primeira vez mostrada ao público, comissariada por María de Corral e Lorena Martinez de Corral, onde irá ficar até 25 de Janeiro de 2009.
Iniciada em 2004 com a aquisição de obras de artistas como Jeff Wall, Cindy Sherman e Candida Höfer, a colecção BESart possui actualmente 451 obras de 176 artistas, 69 deles portugueses, disse à Agência Lusa Alexandra Pinho, curadora e responsável pela criação da colecção no BES.
Em «O Presente: Uma Dimensão Infinita» estão cerca de 300 fotografias de 111 artistas, desde artistas estrangeiros, como Nan Goldin e Thomas Struth, a portugueses de várias gerações, como Helena Almeida, Jorge Molder e Paulo Nozolino, e ainda o jovem Eurico Lino do Vale.
A exposição está divida em secções temáticas: o retrato, a arquitectura, a natureza, as narrações, ficções e realidades, os espaços, lugares e objectos, os conceitos, críticas e ideias, a sociedade e a vida urbana, os universos privados.
Nas várias salas que acolhem os temas da exposição, o público poderá conhecer a visão de alguns destes fotógrafos e descobrir, por exemplo, os rostos de figuras muito conhecidas como a diva do fado Amália, o futebolista Cristiano Ronaldo, ou a modelo Kate Moss. Nas obras dedicadas à natureza convivem imagens a preto a branco de árvores ressequidas com os azuis e brancos luminosos de paisagens geladas.
Fonte: lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário